Um logotipo é um conceito, símbolo, elemento gráfico que representa a principal característica ou a orientação básica de uma empresa, site ou produto. E para te ajudar, vamos listar aqui, os princípios básicos das listas dos designers de logotipo.

1.Seu logo deve ser capaz de ser usado em vários meios de comunicação:

O desenvolvimento dos meios de comunicação representa um fato importante no projeto do logotipo. No passado, todas as marcas e logotipos só eram utilizados na impressão, a qualidade da cor e do mesmo estilo não era tão importante como hoje em dia. Um logotipo moderno pode ser usado na impressão, em uma resolução muito alta, em um site, em um banner, em cartões de visita, e em camisetas. Uma solução para isso é realizar um logotipo que é muito simples e versátil.

2.O logo deve ser fácil de memorizar e de compreender:

Mais uma vez a simplicidade é a chave do design do logotipo. O logo a ser criado deve ser de fácil entendimento, para que o cliente possa entender a mensagem a ser passada. Para o logo ser “perfeita” é necessário conhecimento, e entender o significado das cores, formas, proporções, tipos de fonte são alguns dos fatores que precisam ser muito bem analisados.

3.Seu logo deve ser capaz de responder às perguntas:

O logotipo deve inspirar-nos a pensar no produto, e na forma como a empresa quer que nós pensamos. Se você quiser fazer um bom logotipo para um cliente, você precisa ter as respostas das perguntas abaixo.

1) Por que você precisa deste logotipo?
2) Quem é público alvo?
3) Qual é a sua finalidade?

A compreensão dessas é uma obrigação, e não um ponto dispensável. Ignorar as respostas das perguntas acima pode lhe causar situações muito embaraçosas, onde um forte desencontro entre estilo adotado para o logotipo e a essência do fabricante irá ocorrer (exemplo da imagem ao lado).

4.Seu logo deve ser impressionante e sedutor:

Ter um logotipo impressionante e sedutor aproxima-te de potenciais clientes. Uma marca impressionante dá seu respeito a parceiros e confiança em seu poder. A originalidade da empresa começa com o logo, é um plus importante em uma competição econômica.

5.Seu logo deve ser simples:

Creio que esta é a regra mais importante e a conclusão é a seguinte: em muitos casos, as coisas simples explicam e contem a melhor mensagem do que uma coisa complicada.

6.Seu logo deve ser capaz de ser exibido em preto e branco:

Esta regra é um convite à simplicidade, na minha opinião acho que o conceito em si faz a diferença e não a forma como o conceito se materializa. O logotipo da Nike, LG, Coca Cola, ABC são fáceis de desenhar com uma caneta, possuem várias variações de cores, eles não precisam de alta resolução, efeitos especiais ou sombras no Photoshop, Illustrator, Gimp.

7.Seu logo deve ser atemporal:

O logo deve ser atemporal, ou seja, o que o tempo não altera a qualidade.
Querer alterar o logotipo a cada ano, é um grave erro, o cliente mal assimilou o logo e o cliente já quer muda-lo?

Compartilhe: