Desde que chegou o Google mudou completamente a forma como pesquisas e buscas são feitas na internet.

Da revolução que o YouTube gerou na forma de consumir mídia, passando pela rede social que talvez tenha sido a primeira de sucesso, o Orkut, até o acesso mais fácil a conteúdo em outras línguas com o Google Tradutor, as transformações que o Google e suas ferramentas trouxeram para o mundo envolve diversas etapas e ainda está em curso.

A história do Google iniciou em 1996, quando Larry Page e Sergey Brin, estudantes da Universidade de Stanford, desenvolveram a primeira versão do motor de buscas. Mas foi em 4 de setembro 1998 que ele é registrado como empresa, operando ainda na garagem de uma casa de uma amiga dos dois, localizada na Califórnia.

O que vale resgatar nestas duas décadas de atividades do Google é a relevância que a empresa tem não só nas inovações tecnológicas que trouxe, mas, nas mudanças que gerou no comportamento da sociedade. Este sistema de compartilhamento de informações trouxe uma revolução geral em termos de consumo de informações.

Em um evento recente em celebração dos 20 anos, o google revelou que 15% das consultas do seu serviço buscas são inéditas; 130 trilhões de endereços web já foram buscados pelo Google, e 0,25 segundo é a média de tempo de resposta a uma pesquisa. Em um cenário global em que a popularização dos smartphones é crescente, hoje 50% das buscas no Google já são feitas por celulares.

Operando no Brasil desde 2005 e com mais de 820 funcionários no país, o Google conta com vários escritórios espalhados pelo mundo, sendo que o Brasil é o único país a possuir todos os tipos de instalações (Campus para Empreendedores, o Google Partner Plex, o Centro de engenharia, e o YouTube Space).

Entre janeiro de 2017 e maio de 2018, o Google investiu mais de R$ 700 milhões no Brasil em projetos para melhorar a infraestrutura na América Latina. O objetivo do investimento foi processar dados e aplicações em um local mais próximo para reduzir o tempo de latência para acesso. O valor investido pelo Google no mercado nacional envolveu ainda o lançamento do YouTube Space no Rio de Janeiro, projeto que visa apoiar produtores de conteúdo oferecendo uma infraestrutura profissional, acesso a estúdios e workshops ligados à tecnologia e audiovisual. Com oito plataformas com mais de um bilhão de usuários (Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Gmail e Drive) o Brasil hoje está entre os cinco principais mercados do Google, não apenas em tamanho, mas também em engajamento.

Referência: http://www.meioemensagem.com.br/

Compartilhe: