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Você certamente já notou como algumas promoções são atreladas a diversos eventos anuais e datas festivas. Dias das Mães e Páscoa, são bons exemplos, além da própria Black Friday criada pelo próprio varejo.

Para sua empresa ou seus clientes tirarem o maior proveito possível dessas épocas, é importante investir em marketing sazonal.
Marketing Sazonal nada mais é do que realizar campanhas específicas ao decorrer do ano, aproveitando certo período para direcionar suas vendas baseado em datas importantes para o seu público.

Tais promoções aproveitam o clima no qual o público se encontra atualmente para promover determinados serviços e fixar sua marca a um serviço ou produto. Para aproveitar o máximo possível segue algumas dicas:

1. Planejamento com antecedência
O planejamento é importante para que tudo dê certo em suas campanhas. Algumas empresas começam a planejar suas ações de marketing com até meses de antecedência. Mesmo que você não tenha todo esse tempo disponível, não espere uma data comemorativa para começar a desenvolver sua campanha. Caso contrário, sua ação não terá a mesma qualidade e pode não alcançar os resultados esperados.

2. Não invista em todas as datas
Nem todo produto vende mais em determinada data comemorativa. De fato, boa parte do que é consumido se mantém estável durante esses períodos. Se a sua empresa vende, por exemplo, lâmpadas decorativas, não há muita razão em ter uma campanha de Páscoa ou dia dos namorados. O Natal, por outro lado, é o período perfeito para ampliar suas vendas. Entenda como seu público funciona para aplicar o marketing sazonal.

3. Tenha em mãos um cronograma
A elaboração do cronograma faz parte também do planejamento, mas de forma pouco mais específica. O calendário geral da empresa ajuda a definir quais datas comemorativas receberão sua atenção, mas ainda é necessário desenvolver um cronograma mais detalhado para cada ação, estabelecendo seu início e fim, seus pontos-chave, quando certas ofertas serão exibidas e seus veículos. Além disso, sua campanha sazonal também deve levar em conta o seu tempo de elaboração, criação de materiais, gravações, entre outras coisas. Quanto mais elaborado for seu planejamento, menos surpresas você terá durante esse período.

4. Faça parcerias
Fornecedores e distribuidores são excelentes opções de parceria. Com a cooperação deles, você consegue fechar mais vendas nesse mesmo período e fortalecer sua marca e o relacionamento com seus clientes.

Abaixo segue modelo de calendário sazonal:

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