É fácil perceber que o cartaz é uma das peças mais produzidas por designers, ele marca a história do design gráfico do país desde antes da independência nacional.

O cartaz entrou para história, não por mero acaso, mas porque havia necessidade de ser introduzido para preencher um vazio social que apenas um meio como este poderia preencher.

Os primeiros cartazes eram feitos por escribas usando pedras ou placas de argila como suporte da informação, mas com a invenção do papel, surgiram os primeiros cartazes com texto, e muitos anos depois, os cartazes combinados de texto com imagem, permitindo desta forma uma compreensão e leitura mais rápida do conteúdo.

Estudos da psicologia ligadas a comunicação visual mostram que a combinação entre imagem e texto é muito mais eficaz do que qualquer um dos dois apenas. E foi através dessa junção, que esse meio se tornou um grande sucesso.

ADEUS CARTAZ IMPRESSO?

Muitos anos se passaram e mesmo assim o cartaz continua em alta, porém com outras variações.
No século atual o cartaz digital domina o mercado, e nem tudo é mais impresso, mas como a finalidade do cartaz é divulgar, e com as plataformas digitais do nosso século, está provado que um evento pode ser organizado e divulgado sem se quer depender de impressão.

O cartaz de hoje, continuará amanhã, o digital, o simples, o compreensivo e criativo, as referências de um cartaz impresso permanecem, porque acima de tudo, o pensamento sobre o cartaz pressupõe pensar num papel, numa dimensão, e num formato.
Quando começamos a criação do cartaz, a primeira coisa que encontramos em um computador é um espaço em branco que substitui uma folha real, fazendo com que a ligação entre o digital e o impresso permaneça.

O PODER DO CARTAZ HOJE!

O poder do cartaz é indiscutível, e pode ser compreendido através da sua própria história. Dar uma informação por meio de um simples papel com texto é muito diferente de dar a mesma informação por meio de um cartaz muito bem elaborado. O poder do cartaz é tão grande que é praticamente impossível andar na rua, sem ver um. A cor, a tipografia e a imagem, já nos mostrou ser um grande aliado na divulgação e partilha de informações.

O cartaz é um instrumento de persuasão, ele pode elevar e dar importância a um evento ou a uma personalidade. Através dele compreende-se a grandeza e o tipo de evento, através dele compreendemos também a dimensão e a grandeza do designer.

Referência: http://designculture.com.br/

Compartilhe: