A criação de um site é uma tarefa que exige mais do que apenas ter conhecimento sobre linguagem de programação web.
Quando se faz uma página na internet, o objetivo principal é que a sua página seja lida e compreendida, mas, para alcançar com sucesso essa finalidade, diversos aspectos devem ser incluídos no projeto de produção de um site. Isso fornece um direcionamento para obter uma interface mais clara e objetiva.

Geralmente quando falamos em ergonomia, nos referimos às análises dos fatores ambientais de trabalho (luminosidade, ruído, disposição do maquinário, etc.) e de outros locais e ao design de um determinado produto. Ele abrange também a análise dos elementos visuais, como marcas e identidades corporativas, produtos de editoração como revistas, livros, jornais, a sinalização visual em ambientes e a comunicação digital.

Um site conta com uma interface composta de vários elementos, como texto e imagem, e ele precisa ser claro, simples e harmônico. Os elementos precisam ser organizados na página por ordem de importância. Os mais importantes ficam no topo e os de menor importância vão ocupando o restante da página, conforme a sequência de leitura, que segue de cima para baixo.

Naturalmente, passar tempo em frente a tela do computador pode causar um certo desconforto e cansaço visual, e para que isso não aconteça, tudo deve ser bem pensado. Ao escolher uma tipografia, ela precisa ser de fácil leitura e condizente com a informação que as palavras desejam transmitir. Em textos longos é recomendável o uso de tipografias sem serifa e em caixa baixa (levando em conta as regras gramaticais) pois caixa alta, nesse tipo de texto, deixa a leitura cansativa. O tamanho da tipografia deve permitir uma leitura confortável a uma distância de 45 cm a 65 cm, o equivalente a um braço estendido.

Após escolher a tipografia ideal, é preciso fazer o contraste adequado entre a cor dela e a do fundo. Cores quentes exigem um cuidado maior para que não seja cansativo visualmente. As cores também podem ser usadas para orientar o usuário no percurso da página, diferenciar tópicos e fortalecer a identidade visual da marca.

Referência: https://designersbrasileiros.com.br/

Compartilhe: