Um site conta com uma interface composta de vários elementos, como texto e imagem, e ele precisa ser claro, simples e harmônico. Os elementos precisam ser organizados na página por ordem de importância. Os mais importantes ficam no topo e os de menor importância vão ocupando o restante da página, conforme a sequência de leitura, que segue de cima para baixo.
Naturalmente, passar tempo em frente a tela do computador pode causar um certo desconforto e cansaço visual, e para que isso não aconteça, tudo deve ser bem pensado. Ao escolher uma
tipografia, ela precisa ser de fácil leitura e condizente com a informação que as palavras desejam transmitir. Em textos longos é recomendável o uso de tipografias sem serifa e em caixa baixa (levando em conta as regras gramaticais) pois caixa alta, nesse tipo de texto, deixa a leitura cansativa. O tamanho da tipografia deve permitir uma leitura confortável a uma distância de 45 cm a 65 cm, o equivalente a um braço estendido.
Após escolher a
tipografia ideal, é preciso fazer o contraste adequado entre a cor dela e a do fundo. Cores quentes exigem um cuidado maior para que não seja cansativo visualmente. As cores também podem ser usadas para orientar o usuário no percurso da página, diferenciar tópicos e fortalecer a identidade visual da marca.
Referência:
https://designersbrasileiros.com.br/