O cliente é o maior influenciador da sua marca

Internet | 28 de junho de 2022
O uso de influenciadores digitais nas estratégias das redes sociais tem se tornado comum, e os mais variados termos são utilizados para definir essa nova “profissão”: micro, macro, embaixadores da marca, marketing de influência ou apenas influencers.

Antes de iniciar a busca pelo “Influencer” perfeito, é importante olhar para dentro de casa, afinal o maior influenciador é e sempre será um cliente satisfeito. É ele quem conhece o seu produto de verdade e possui histórias reais e inspiradoras para contar.

E tudo isso sem cobrar cachê!

Conquistar um consumidor satisfeito não é fácil e depende da integração de três pilares: pessoas, processos e tecnologia. Porém vale lembrar que, não existem fórmulas mágicas. Investir em celebridades ou micro influenciadores, pode ser sim, uma opção válida para muitas marcas.

Mas, antes de tomar esta decisão é importante pensar se é o mais adequado pra sua estratégia, público e tipo de negócio.
 
Nos últimos anos, tivemos diversos exemplos de sucesso de empresas que construíram ou estão construindo, um relacionamento sólido junto aos seus clientes. Um exemplo perfeito do que estamos falando é o do McDonalds.

A marca identificou pelas redes sociais a oportunidade de manter o seu café da manhã como uma opção de lanche a qualquer hora do dia. No pré-lançamento a rede enviou tweets personalizados para mais de 11 mil clientes que haviam publicado mensagem sobre o tema. Além de ter entregue uma nova experiência a cada um deles, satisfazendo seus desejos, a marca os identificou como sendo influenciadores deste novo produto, não sendo necessário gastar nem 1 real. E para te ajudar, listamos aqui os cinco primeiros passos:

- DESCUBRA A SUA REDE:

Aplique segmentação relevante em todas as áreas do seu negócio e identifique em qual rede os seus consumidores são mais ativos, como fazem o uso delas, e defina em qual vai focar de acordo com o perfil de cada uma.

- O QUE AS PESSOAS ESTÃO FALANDO:

Quais causas os seus seguidores apoiam e com qual frequência eles interagem com você? Saber o que seu público comenta sobre você e a frequência com que fazem isso é valioso, isso pode te ajudar a definir o timing correto de cada ação.

- TENHA UMA ESTRATÉGIA E ESTABELEÇA UM PLANO DE AÇÃO:

Sabendo em qual rede o seu público mais interage, defina a maneira como a marca irá engajar com os consumidores e por meio de quais canais.

- MENSURE RESULTADOS:

Providencie maneiras de medir esforços com dashboards em tempo real, que apresente dados quantitativos e qualitativos. Dessa forma você conseguirá mensurar a repercussão da estratégia, e criar novos insights que podem melhorar ainda mais a experiência do consumidor.

- REFINA E OTIMIZE:

Com todos os dados, é hora de repensar a estratégia e encontrar a melhor forma de potencializa-la. Ahh! Não olhe o número de followers, olhe a identificação do seu perfil com a sua marca e seja aberto e inclusivo na eleição dos seus próximos influenciadores.

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