O ano de 2020 marca o começo de uma nova década, e chega ditando novas (ou velhas?) tendências em design. Este ano será, dizem os especialistas, uma miscelânia entre o vintage atualizado, o minimalismo e referências fortíssimas aos anos 80 e 90. Vamos conhecer o que vai estar em alta em se tratando de design neste e, talvez, nos próximos anos?
1. Logotipos adaptativos
Em função da navegação móvel e dos diferentes tipos e tamanhos de tela, há uma tendência, cada vez mais forte, de os logotipos se adaptarem a essas diferenças. A ideia é criar o logo já com a possibilidade de ele ser usado em tudo quanto é plataforma e contexto.
2. Gradientes
Os degradês fizeram sucesso, sumiram e agora estão de volta, mais populares do que nunca. Mas com uma roupagem nova, digamos. A transição de cores, uma das técnicas de gradiente, é mais moderna, mais suave e mais adequada ao design atual.
3. Profundidade
Sombras de grandes dimensões, suaves e coloridas são a aposta para conferir profundidade e ajudar o usuário a estabelecer uma hierarquia visual dos elementos. No design plano, o relevo ´é fundamental para melhorar a funcionalidade dos projetos.
4. Bicromia
A técnica duotone, em que dois tons contrastantes são impressos um em cima do outro para criar uma imagem de duas cores, ganhou terreno também no mundo digital, principalmente com a infinidade de softwares de edição de imagens que tornam esse processo bem fácil.
5. Paletas inspiradas nos anos 80 e 90
Tons pastéis e cores berrantes não faltarão, principalmente se depender dos nascidos nessas décadas, que, tão elétricos quanto essas cores, são os novos designers e consumidores dos dias de hoje.
6. Movimento
Pequenas animações, ou micro interações, ajudam os usuários a executar determinada tarefa e dão a ele a sensação de estar realmente manipulando a interface. GIFs e SVGs são ótimos para isso e estão totalmente integrados ao ambiente virtual. Além disso, chamam muita atenção em ambiente virtual. Por isso, se tornaram tendência por conta própria.
Fontes artísticas, extravagantes e grandes, muito grandes. A tipografia será mais decorativa e artesanal, e até as fontes serifadas estarão de volta. Tudo muito experimental, o que é possível em ambiente digital graças à qualidade cada vez maior das telas.
8. Personalização
Ilustrações sob medida estarão com tudo, e têm sido demandadas até para o ambiente digital. Tudo em nome da personalização e criação de identidade de cada trabalho, sem a homogeneidade dos bancos de imagens a que estávamos acostumados.
9. Fotografia real
Autenticidade é a palavra de ordem para as fotografias. Fotos naturais, sem pose, sem filtro e sem tratamento estão de volta e são muito bem-vindas.
10. Vintage revisitado
O vintage é atemporal. Por ser rico em detalhes e um estilo super valorizado, tem sido cada vez mais aposta certeira para marcas que procuram se diferenciar no mercado, principalmente dos segmentos de bebidas, alimentos e higiene pessoal.